segunda-feira, abril 30

"Capelas do Oeste: Entre a Serra e o Mar" [Etapa I] - Passeio Pedestre para 05 Maio 2007

MAIO, mês das capelas! Propomos para este mês, outro desafio, desta vez os Mariolas em conjunto com a Formiga no Carreiro, a ligação entre a Serra de Montejunto e o mar, até à praia de S. Julião, a sul de Ericeira. São 76 Km, distribuidos pelos quatro Sábados de Maio, em quatro etapas.
- Data [Etapa I]: 05 de Maio de 2007
- Local: Montejunto / Aldeia Galega
- Extensão: 21 Km
- Grau de dificuldade: IV (escala de I a V)
- Duração: 7 horas
- Partida: Aldeia Galega [Merceana], Largo do Divino Espírito Santo [Junto à Igreja de N. Sra. dos Prazeres]
- Briefing: 8.15 h. Pede-se o máximo de pontualidade. Teremos que nos organizar, de modo a decidirmos quais os carros que ficam e os que vão para o ponto de partida, visto que o percurso não é circular.
- Inscrições: até à véspera do passeio e limitadas a 20 pessoas. A fim de custear despesas de reconhecimento do percurso, a contribuição de 5,00 "Mariolas" será feita no dia do passeio.
- Dado o carácter informal e não lucrativo dos nossos passeios, não há seguro, por isso, é da responsabilidade de cada um, eventuais percalços pessoais que possam ocorrer durante os mesmos.
- Contactos: Pedro Roque - 965 464 242 / 261 316 607 jp.rock@mail.telepac.pt
Paulo Bernardes - Tlm. 962 744 508
NOTA: Não serão permitidos animais domésticos durante o passeio.

O percurso
8 capelas nesta primeira etapa. Com início junto às Capelas de N. Sra. das Neves e de S. João Baptista, no alto da Serra de Montejunto, começaremos logo com uma longa descida pelo Carreiro da Senhora em direcção a Cabanas de Torres. Na aldeia, visitaremos a Igreja de S. Gregório Magno. A Capela de S. Jorge será a próxima, depois de passarmos por Paúla. Após passagem por Labrugeira e Quentes, surgirá Aldeia Gavinha, com mais dois santuários: Igreja de Santa Maria Madalena e Capela do Espírito Santo. Nesta aldeia, poderemos ainda apreciar algumas ruelas interessantes e uma fonte Gótica. Depois de uma subida acentuada, a descida será pela Quinta de Chocapalha em direcção a Aldeia Galega, o términus do percurso, junto à Igreja de N. Sra. dos Prazeres e à Capela do Arneiro.

Guias:
Pedro Roque
Paulo Bernardes
Paulo Costa
João Barbosa
Perfil Altimétrico do percurso
Prognóstico meteorológico para dia 05/05

Sem comentários: