segunda-feira, maio 7

"Capelas do Oeste: Entre a Serra e o Mar" - Etapa II-Passeio pedestre para 12 Maio 2007

Capela NªSra. dos Milagres-Sobral de Monte Agraço




MAIO, mês das capelas! Propomos para este mês, outro desafio, desta vez os Mariolas em conjunto com a Formiga no Carreiro, a ligação entre a Serra de Montejunto e o mar, até à praia de S. Julião, a sul de Ericeira. São 76 Km, distribuídos pelos quatro Sábados de Maio, em quatro etapas.
- Data [Etapa II]: 12 de Maio de 2007
- Local: Aldeia Galega / Serra do Socorro
- Extensão: 23 Km- Grau de dificuldade: IV (escala de I a V)- Duração: 7 horas- Partida: Serra do Socorro [Junto à Igreja de N. Sra. do Socorro]
- Briefing: 8.00 h. Pede-se o máximo de pontualidade. Teremos que nos organizar, de modo a decidirmos quais os carros que ficam e os que vão para o ponto de partida, visto que o percurso não é circular.- Inscrições: até à véspera do passeio e limitadas a 20 pessoas. A fim de custear as despesas de reconhecimento do percurso, a contribuição de 5,00 "Mariolas" será feita no dia do passeio.
- Dado o carácter informal e não lucrativo dos nossos passeios, não há seguro, por isso, é da responsabilidade de cada um, eventuais percalços pessoais que possam ocorrer durante os mesmos.
- Contactos: Pedro Roque - 965 464 242 / 261 316 607 jp.rock@mail.telepac.pt Paulo Bernardes - Tlm. 962 744 508NOTA: Não serão permitidos animais domésticos durante o passeio.

O percurso
7 capelas nesta segunda etapa. Como ponto de partida, a Capela do Espírito Santo, junto à Igreja de N. Sra. dos Prazeres, em Aldeia Galega. Subiremos em direcção à Capela de N. Sra. dos Anjos, em adiantado estado de ruína, já no limite da localidade. Segue-se a Igreja de S. Miguel de Ribafria, junto ao cemitério e, pouco depois, a Capela da Quinta do Boiro. Após passarmos uma pequena mata de carvalhos e sobreiros, junto ao Braçal, subiremos à Capela de N. Sra. dos Milagres, isolada num pequeno monte, onde teremos uma vista sobre a paisagem envolvente muito interessante.
A descida será em direcção à Igreja de S. Pedro e à Igreja de N. Sra. dos Anjos, já em Dois Portos. Rumo à Serra do Socorro, ainda passaremos por uma calçada real e pela Quinta de A-do-Guerra, com uma fonte do séc. XVII. Contornando o monte e Moinho da Mariquitas, iniciaremos a parte mais difícil do percurso, a subida à Capela de N. Sra. do Socorro, lá mesmo no cimo da Serra, que será o término do passeio.
QUEM PARTICIPAR NOS 4 SÁBADOS, TERÁ DIREITO A UMA T-SHIRT DO EVENTO.
(O preço de venda de cada T-shirt é de 5,00 Euros.)

"MARIOLAS - Pedestrianismo"
Pedro Roque
Paulo Bernardes

"A FORMIGA NO CARREIRO"
Paulo Costa
João Barbosa



Com o apoio:


www.charles.pt

Perfil Altimétrico do percurso
(Não se assustem, parece mais do que realmente é...;)

Sem comentários: