quinta-feira, maio 17

Para quem gosta de meteorologia

Entre o próximo Sábado e o Domingo, espera-se a passagem de uma frente atlântica, que trará muita instabilidade ao território nacional, uma vez que provocará um intenso contraste térmico, entre as camadas mais baixas da troposfera.Um exemplo, no Domingo cerca das 20h prevê-se que a isotérmica a 850hPa no norte da Península seja de 2ºC, enquanto no interior sudoeste será entre 17 e 20ºC ao mesmo nível, isto quer dizer que existirá um diferencial de uns 16ºC/500Km. A zona de maior instabilidade situar-se-á entre estas duas áreas.Esperam-se assim trovoadas generalizadas entre moderadas e fortes afectando sobretudo a metade norte da Península, não será de desprezar também a possível ocorrência de trovoadas isoladas noutros pontos, já que a energia potencial convectiva acumulada será muito elevada em quase toda a península.O vento deverá também ser muito forte na costa ocidental e nas zonas altas.

Este fenómeno, deverá atingir o seu ponto máximo entre as 18H e as 24H. Na carta de prognóstico pode ver-se o índice de precipitação previsto, que poderá atingir os 70mm na zona interior centro da Península, (Zona a roxo).O vento na costa ocidental também deverá soprar forte de noroeste a 30 nós, cerca de 60km/h.

Quero deixar aqui realçado, que este tipo de comentários aqui referidos não são oficiais e não têm nada a ver com as informações ou avisos do Instituo de Meteorologia.

1 comentário:

Unknown disse...

Eu gosto é das gajas da meteorologia ! isso sim agora o tempo , isso é para quem têm tempo para tal e coiso !