sábado, maio 19

K2


O alpinista João Garcia parte este Domingo, dia 20 de Maio, para mais uma expedição, no âmbito do projecto "À conquista dos picos do Mundo" que conta com o apoio do Millennium bcp, à montanha K2 de 8.611 metros de altitude. Com regresso previsto para o início do mês de Agosto, esta será a terceira montanha que irá ser escalada, do conjunto de expedições que João Garcia se propôs conquistar, por forma a atingir o topo das 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude. O K2, também conhecido como Mont Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang, é uma montanha da cordilheira de Karakoram, uma das cadeias dos Himalaias, na fronteira sino-paquistanesa e é o segundo pico mais alto do mundo depois do Monte Evereste. O alpinista João Garcia vai tentar ascender ao K2, não recorrendo a oxigénio artificial.

À semelhança das expedições anteriores ao Kangchenjunga e Shisha Pangma, a Formiga irá acompanhar de perto, mais este grande desafio do nosso amigo João Garcia.
Fonte:Millenium BCP

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Paulo!
Ora aqui etá um assunto que me interessa e sigo mais ou menos de perto. Mas surgiu-me uma dúvida: então o K2 não é já o 9º 8000m? Não começou em 1993 com o Cho Oyu a que se seguiram o Dhaulagiri (94), o Everest (99), o Gasherbrum I (2001) o Gasherbrum II(2004), o Lhotse (2005), o Kangchenjunga (2006)e o Sishma Pangma também em 2006?
E a terceira etapa das Capelas, correu bem? Qual terá sido o petisco do Mestre desta vez...?
Lígia

Vazcosta disse...

Olá Ligia.
Correcto,esta a ser conquistada, será o 9º 8000m do João, mas como a origem da noticia è do Millenium BCP, eles referem-se à 3ª expedição do João Garcia com o patrocinio do banco.
Já agora a titulo de curiosidade e como te interessas por estas coisas, o Basco Iñaki Ochoa, conquistou o Dhaulagiri no dia 26 do mês passado, conseguindo assim o seu 12º 8000mt.
Quanto á etapa das capelas correu como sempre com muito disparate e boa disposição de toda a malta.Quanto ao petisco, coube-me a mim desta vez levar uma feijoadazinha,coisa leve!!!
Esperamos por ti o próximo.

Anónimo disse...

OK, Paulo! Estou esclarecida. Ia a dizer que isso do Millennium não conta, mas... a verdade é que conta e muito!De qualquer modo, já lá "cantam" oito. E mai'nada!
O público também traz hoje a notícia da partida do J.G.Boa viagem para ele e restantes expedicionários!
Para vocês, boa semana e até sábado.
Lígia

Vazcosta disse...

Igualmente.
Já agora aproveito para relembrar que até à data de hoje só existem 11 pessoas que conseguiram fazer a proeza de conquistar os 14 8K.
Até Sábado.

Anónimo disse...

Estamos todos a torcer por ele!