terça-feira, setembro 30

O objectivo

O monte Toubkal, situado a 63 Kms a sul de Marraqueche, é um pico montanhoso no sudoeste de Marrocos.
Com 4.167 metros de altitude, é o pico mais alto das montanhas do Atlas e do Norte de África.
Os caminheiros abordam-no, normalmente, a partir da aldeia de Imlil. Podem ser contratados guias locais qualificados, assim como mulas e carregadores para transportar equipamento e comida. Para os montanheiros mais experientes não é necessário guia para o percurso normal, uma vez que a orientação não é problemática.
O percurso normal começa com uma caminhada fácil até à aldeia de Aroumd. Passada Aroumd, atravessa-se uma grande linha de água e o trilho segue, para sul, pela margem esquerda do vale, até à pequena povoação de Sidi Chamharouch, onde se atravessa o ribeiro e se começa a subir a encosta pelo lado esquerdo do vale de Isougouane, que conduz a dois refúgios construídos em pedra (o velho Refúgio de Neltner e o novo Refúgio do Toubkal), muitas vezes usados como acampamento base, a 3.207 metros de altitude. No Refúgio do Toubkal é possível comprar comida. Podem ser montadas tendas perto dos refúgios, pagando uma pequena quantia.
A partir deste ponto o trilho atravessa um ribeiro, sobe em socalco para este a entra num vale. depois sobe outro socalco até atingir uma portela (Tizi'n'Toubkal, a 3.940 mts). Na portela, o trilho vira para a esquerda (em direcção a norte) até ao cume do Jbel Toubkal. O cume, a 4.167 mts, é coroado com uma curiosa estrutura metálica piramidal. A vista estende-se pela maior parte das montanhas do Atlas e do Anti-Atlas.
A subida durante o Verão (a partir de Maio) é relativamente fácil e pouco técnica, apenas complicada pelos socalcos e pela “doença da altitude”. São exigidas botas de montanha e roupas apropriadas para o vento. Podem ser necessários crampons para os restos de gelo que permanecem no início do Verão.
É possível subir em dois dias – o primeiro até ao refúgio (cerca de sete horas sem mulas), o segundo até ao cume (cerca de cinco horas) e regresso a Imlil (mais de cinco horas). Mas, é aconselhável fazê-lo em 3 dias: o primeiro até ao refúgio, o segundo até ao cume e regresso ao refúgio, o terceiro para o regresso do refúgio a Imlil.
No Verão, as montanhas podem ser muito secas, com a possível ocorrência de tempestades. Apesar de a temperatura apresentar valores positivos durante o dia, é possível a ocorrência de gelo acima dos 3.500 mts.
No Inverno as montanhas estão cobertas de neve e gelo, podendo ocorrer avalanches.
(João Barbosa, traduzido e adaptado de Wikipedia).

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora cá está um caminheiro improvável...mas em forma! Parabéns, João!

MEDRONHO disse...

Não há FOTOS?!


medronho
(UPB)