sábado, março 24

Montejunto, por Pragança...


Mais uma incursão na serra mais alta do Oeste. Desta vez não fomos ao topo.
Tendo Pragança e o respectivo Coreto como ponto de partida, começámos a descer em direcção noroeste para, 3 Km depois, atacarmos a serra: foi o aquecimento... O vento já se sentia bastante agreste e, lá fomos subindo por um trilho difícil mas espectacular, em direcção ao Moinho do Moloiço e à Penha do Meio Dia. Esta formação rochosa, é assim designada pelos habitantes de Pragança, pois a sombra projectada indicava precisamente o meio dia. A meio da subida houve necessidade de efectuarmos uma pequena paragem para reagrupar, pois a subida já estava a fazer estragos no pelotão e também já era hora de metermos algum "combustível"...
Depois de furtiva passagem pelo marco geodésico [574 m] e torre de vigia, local onde é possível desfrutar toda uma soberba paisagem a norte da serra, como o vento estava bastante forte e gélido, depressa iniciámos a descida por um trilho de gado, quase imperceptível, por entre o calcário e pelo meio do vale... bem mais abrigado!
Antes de entrarmos novamente em Pragança, voltámos a subir ao Castro, ou "sítio do Castelo", como popularmente lhe chamam os habitantes locais, por estar num ponto dominante sobre a aldeia. Aqui, ainda se podem observar escassos vestígios de uma ocupação que remonta ao final Neolítico e que se prolongou pela Idade do Bronze.
Foram 10 Km percorridos por 23 companheiros, em mais um passeio dos “Mariolas”.
As fotos podem ser vistas no sítio do costume.

2 comentários:

Vazcosta disse...

Deixo aqui simultaneamente,os meus parabéns e o meuu agradecimento pelo primeiro "post" do Pedro.
Obrigado Pedro,espero que continues,penso que a tua colaboração só irá enriquecer estas páginas.

Leonor disse...

Nós já sabíamos que tu sabias escrever...
Bela foto-reportagem!